Sem categoria

Qual o ambiente ideal de trabalho?

Qual o ambiente ideal de trabalho?

Talvez falar sobre o ambiente de trabalho ideal seja algo um pouco utópico, não é mesmo? Afinal, para definir o melhor lugar de trabalho é necessário ouvir, sobretudo, o trabalhador.

Entretanto, trouxemos neste artigo algumas informações primordiais para quem deseja transformar o ambiente ocupacional, o tornando um lugar de bem-estar e produtividade.

Sendo assim, continue com a leitura e não perca nenhum detalhe do artigo. É só passar para a próxima etapa.

Clima organizacional X Produtividade

Não adianta em nada promover um ambiente de trabalho bem decorado, com novidades tecnológicas e afins, sendo que o funcionário não produz.

Vários estudos evidenciam uma linha tênue entre produtividade e clima organizacional. O clima (ânimo) do local de trabalho em que as pessoas realizam as atividades está atrelado aos resultados da empresa.

Partindo desse ponto de vista, é primordial que os líderes de quaisquer empresas estejam sempre ligados ao clima entre os colaboradores, assim como entre as pessoas e o negócio no geral.

Sendo assim, investir na qualidade do clima organizacional é a grande dica! Promover o trabalho em equipe, o cooperativismo, tentar alocar os funcionários em cargos que aproveitem as suas maiores potencialidades, minimizar os conflitos são maneiras de fazer isso.

Postura dos líderes influencia no ambiente de trabalho

É durante a rotina que realmente é notado o diferencial das empresas. Sendo assim, além de propor metas, o líder precisa adotar uma postura adequada para potencializar o fator produtivo e a satisfação dos colaboradores. O líder é o coração da equipe. Se ele apenas se preocupar com as metas, forçando a produtividade o efeito será rebote: o clima organizacional fica pesado, desunido, os funcionários não se sentem valorizados e a motivação para o trabalho cai, levando com ela a produtividade.

Um bom líder precisa ser um bom observador e saber ouvir. A intenção precisa ser sempre demonstrar compromisso com a equipe e os interesses em comum.

Deste modo, cabe ressaltar as qualidades mais comuns dos profissionais que se importam com a criação de um bom ambiente de trabalho. São elas:

  • Disponibilidade para ouvir;
  • Saber observar;
  • Ser flexível;
  • Ter espírito de liderança;
  • Ter foco;
  • Ser positivo;
  • Ser proativo;
  • Ser um excelente comunicador e promotor de comunicação.

Com estes atributos, o profissional consegue comandar a equipe e, ao mesmo tempo, garantir que todos estejam em uma mesma sintonia, assegurando a lucratividade do setor.

A saúde do funcionário

A Ginástica Laboral é uma atividade que está diretamente relacionada ao bom desempenho dos colaboradores. Em poucas palavras, o serviço envolve a aplicação de exercícios que podem ser ministrados antes, durante ou pouco antes do fim do expediente e um dos seus objetivos é melhorar o clima organizacional.

Além de ajudar a diminuir os riscos de doenças ocupacionais, tais como DORT e LER, a ginástica laboral também é capaz de aliviar o estresse e promover momentos de descontração. Deste modo, os funcionários voltam ao trabalho mais concentrados, mais animados e cometem menos erros. Esses fatores em conjunto impactam positivamente no clima organizacional e na produtividade da empresa. Ambos os lados saem ganhando.

A ginástica laboral como um benefício para o funcionário

O aspecto financeiro, tanto em termos de salário quanto em relação aos benefícios recebidos pela equipe, podem fazer toda a diferença no momento de pesar a permanência na empresa ou não

Afinal, pagamentos muito baixos e metas muito altas podem fazê-los sentir que não são valorizados pela organização. Além do mais, é claro, um bom salário representa segurança e conforto. Benefícios como a ginástica laboral mostram ao colaborador a preocupação da empresa com seu bem estar, fazendo-o se sentir mais valorizado e também impactando no turnover.

A ginástica laboral, portanto, é um investimento em diferentes setores organizacionais. E os estudos mostram que o clima organizacional é uma das primeiras variáveis a sentir os seus benefícios.

Portanto, conte com a Presente de Saúde para garantir um ambiente de trabalho saudável na sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *