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O que é o atleta de final de semana

O que é o atleta de final de semana

Grande parte da população alega não ter tempo de fazer exercícios físicos durante a semana. Muita gente, quando consegue fazer algo, deixa para o sábado e domingo, quando muito. Entretanto, para ter um efeito seguro e eficiente por meio do treino, é necessário manter regularidade de exercícios, a fim de melhorar o condicionamento físico de maneira progressiva.

Deste modo, se você quiser pedalar, caminhar, nadar ou qualquer atividade leve aos finais de semana para tentar garantir um mínimo de atividade física em seu dia a dia, tudo bem. Agora, fazer exercícios de alta intensidade apenas aos finais de semana, pode ser perigoso.

Sendo assim, preparamos este conteúdo exclusivo para que você fique por dentro sobre o que é o atleta de fim de semana. Acompanhe a partir dos demais tópicos.

Benefícios do exercício físico

Já falamos aqui no blog que praticar exercícios físicos é muito saudável. Fisicamente, mentalmente e psicologicamente saudável. No entanto, esses maravilhosos benefícios somente são adquiridos se o exercício físico for realizado na medida certa: nem de menos, nem de mais. E duas coisas que muitos esquecem é que além de treinar, é preciso comer bem e descansar também. São ingredientes fundamentais para ter a tão desejada melhora na saúde. Somete para te relembrar o exercício físico bem dosado, bem prescrito é capaz de:

  • Melhorar o funcionamento do coração, protegendo-o de patologias como infarto;
  • Promover o controle da pressão arterial, minimizando os riscos de hipertensão e acidente vascular cerebral;
  • Aumentar a massa muscular e diminuir a quantidade de gordura corporal, reduzindo os riscos de obesidade e flacidez;
  • Aliviar os efeitos do estresse, diminuindo riscos de problemas psicológicos como depressão e ansiedade.

Excesso de exercícios prejudica a saúde

Por outro lado, se a prescrição for equivocada, se for seguido o lema “quanto mais melhor”, a prática de exercícios físicos pode promover efeitos contrários do que se espera. Ao invés de melhorar a saúde, pode piorá-la. E para evitar que isso aconteça, continue lendo nosso texto.

O excesso de exercício físico pode provocar inúmeros problemas. Desde problemas físicos, como lesões, até problemas psicológicos, como ansiedade. Por isso o descanso faz parte da prescrição de qualquer tipo de treinamento. Esse excesso pode ser promovido tanto quando se treina todos os dias, assim como quando se “treina” apenas nos finais de semana. Os praticantes que se encontram nesse último caso, são os famosos atletas de final de semana. Na cabeça da maioria deles é preciso “correr atrás do prejuízo da semana e treinar tudo no final da semana”. Mas isso pode ser uma estratégia muito perigosa.

Os perigos de ser atleta de final de semana

Normalmente, que é atleta de final de semana tem um alto comportamento sedentário ao longo da semana. Isso por si só já é um agravante. E por conta dessa ansiedade em “correr atrás do prejuízo”, os treinos do final de semana são, na maioria das vezes, mais intensos do que deveriam para uma pessoa com alto comportamento sedentário.

Já falamos aqui que o organismo, uma vez devidamente estimulado (intensidade adequada), necessita de um período para descanso e, somente após esse descanso, deverá ser estimulado novamente. Se o estímulo for intenso demais, ou se o intervalo estre os estímulos for muito curto ou muito longo, o corpo não consegue responder adequadamente. E assim, os resultados positivos não aparecem. Somente os negativos: dores, cansaço intenso, irritação e, bastante comuns, lesões. Pois, normalmente esses “atletas” não possuem músculos e ossos suficientemente fortes para suportar tanto estímulo concentrado.

Isso sem falar dos riscos eminentes. Normalmente atletas de final de semana não fazem um acompanhamento médico, nem por um profissional de educação física. O exercício físico que não é indicado por um profissional capacitado expõe o praticante a sérios riscos à saúde. Quando nos exercitamos estressamos fisiologicamente nosso corpo inteiro. É fundamental saber se meu corpo está apto a suportar essa dose de estresse. Se não estiver, a pessoa pode infartar, ter um acidente vascular cerebral, ter uma crise hipertensiva ou hipotensiva, ter uma hipoglicemia e por aí vai.

Tudo isso porque seu corpo não está apto a tanta intensidade.

A ideia aqui não é te assustar e sim te orientar. Muita gente acha que exercício não faz mal. Pode fazer sim! Portanto, se você somente tem tempo aos finais de semana, comece assim. O importante é começar, sair do sedentarismo. Mas comece com exercícios leves e, principalmente sem a ideia persistente de que você irá conseguir fazer tudo no final de semana. Lamento, mas não vai!

Praticar exercícios físicos aos finais de semana é uma excelente forma de ir estimulando seu corpo aos poucos, acordando-o. Promovendo adaptações gradativas. Serão mais lentas, sim, mas poderão se transformar em adaptações duradouras que irão lhe motivar a usar mais um dia da semana e mais outro e mais outro. Quando você menos perceber, estará treinando quatro, cinco vezes por semana. E de onde surgiu o tempo? Você tomou gosto pelo exercício, percebeu seus efeitos benéficos e fez o seu tempo! Mas nunca se esqueça da necessidade de uma avaliação médica e do acompanhamento de um profissional de educação física habilitado.

Conte com a Presente de Saúde para te ajudar a se transformar em um praticante de exercícios físicos regular e colher muitos benefícios para a sua Saúde. É o nosso presente para você.

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