Sem categoria

Ginástica laboral e segurança do trabalho, qual a relação entre eles?

Ginástica laboral e segurança do trabalho

 

Ginástica laboral e segurança do trabalho, qual a relação entre eles?

Muito se ouve falar em ginástica laboral e segurança do trabalho. O que todo mundo sabe é que as duas se preocupam com a saúde do colaborador e, ao mesmo tempo, melhoram a qualidade de vida e aumentam a produção.

Mas, além desses pontos em comum, existe alguma relação entre ginástica laboral e segurança do trabalho? Confira a partir do próximo tópico e se surpreenda com a resposta.

Ginástica laboral e segurança do trabalho

A ginástica laboral ou GL, como popularmente é conhecida, é o conjunto de práticas e exercícios realizados no ambiente de trabalho a fim de minimizar as tensões geradas pela atividade laboral e, assim, manter em dia a saúde dos funcionários de uma organização.

As sessões de GL podem objetivar o fortalecimento ou o relaxamento muscular. Elas são capazes de aumentar a circulação sanguínea, oxigenando mais todo o corpo, principalmente o cérebro. Também  melhorar o ânimo, a integração e a motivação da equipe, entre outras vantagens.

A GL pode ser feita no próprio ambiente ocupacional e tem duração que pode variar entre 5 a 15 minutos por sessão e, o ideal, é que seja realizada duas vezes por semana, no mínimo.

Os exercícios são de competência do profissional de educação física. Este, deve orientar a maneira de execução de cada funcionário de acordo com a atividade laboral que esse realiza. Dessa forma, os resultados são alcançados rapidamente.

Um dos resultados que mais agrada as empresas é a diminuição do índice de afastamento por doenças ocupacionais.

A GL também tem como objetivo a orientação postural que, indiretamente acaba estimulando as boas práticas de saúde. O aumento da flexibilidade articular também é um de seus objetivos. Entretanto, ao contrário do que se pensa e, muitas vezes, do que se faz por aí, não deve ser o principal objetivo. Uma vez que a flexibilidade é apenas uma das capacidades físicas do corpo. Pensando no ambiente de trabalho, é mais importante desenvolver uma boa postura para o cargo ocupado e ter um músculo resistente para aquelas sobrecargas.

Onde entra a segurança do trabalho na GL?

Um dos principais objetivos dos profissionais da Segurança e Medicina do Trabalho de qualquer organização é minimizar os danos à saúde do colaborador, garantindo sua saúde e integridade física. Dessa maneira, esses profissionais devem sempre orientar os colaboradores sobre os benefícios da ginástica laboral. Relembrando que um grande objetivo da prática de GL é evitar as principais doenças ocupacionais, como a LER (Lesões por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).  É por isso, portanto, que a GL é uma ferramenta que auxilia o trabalho do pessoal da Segurança e Medicina do Trabalho dentro de uma organização.

A segurança do trabalho é um dos setores fundamentais e de grande importância dentro de qualquer empresa, que preza pela integridade de seus funcionários. Na prática, a segurança do trabalho traça meios de implantar ações com a finalidade de proteger o colaborador de possíveis acidentes ocupacionais, bem como doenças do trabalho. E é exatamente nesse ponto que a GL pode ser utilizada como ferramenta auxiliar da segurança e medicina do trabalho.

Benefícios da ginástica laboral

Agora que você já sabe a relação entre ginástica laboral e segurança do trabalho, que tal conhecer um pouco sobre os benefícios da prática?

  • Previne os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT);
  • Previne as Lesões por Esforço Repetitivo (LER);
  • Aumenta a autoestima;
  • Aumenta a concentração;
  • Aumenta a motivação;
  • Alivia o cansaço no trabalho.
  • Aumenta a produtividade.
  • Melhora o clima do ambiente de trabalho.

Os itens mencionados acima são apenas algumas das vantagens da ginástica laboral dentro da medicina do trabalho.

É certo que uma empresa que oferece um programa de ginástica laboral efetivo terá funcionários mais saudáveis, felizes e produtivos.  

 

Conte com a Presente de Saúde para auxiliar a sua empresa a ter um ambiente de trabalho mais saudável e feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *