Sem categoria

Ginástica laboral é durante o expediente de trabalho e não no início ou final

ginástica laboral é durante o expediente de trabalho e não no inicio ou final

Essa é uma questão muito recorrente no âmbito ocupacional durante a montagem de uma proposta de programa de Ginástica Laboral (GL). Isso porque, o momento em que a GL será realizada depende do objetivo do empregador. E esse objetivo também determinará o tipo de ginástica laboral a ser utilizado.

Algumas pesquisas preconizam a realização da GL antes do início da jornada de trabalho, outros, quinze minutos antes do final do experiente. Entretanto, na prática, essa escolha dependerá dos objetivos por trás da contratação de um programa de GL. 

Apesar disso, mostraremos neste artigo o porquê que a GL deve ser aplicada durante o expediente, e não nas duas alternativas citadas acima. Portanto, continue lendo o restante do conteúdo logo abaixo.

Os principais tipos de ginástica laboral

GL Preparatória

Como o próprio nome já diz, esse tipo de GL deve ser feito ANTES do início da jornada de trabalho e seu principal objetivo é preparar o corpo para a atividade laboral, aquecê-lo, literalmente. Esse tipo de GL é interessante para atividades que realmente envolvam grande esforço físico dos colaboradores, nesse caso, aquecer o corpo é fundamental para evitar desgastes desnecessários e lesões. Seu ponto negativo é que atinge apenas os colaboradores daquele turno que está se iniciando. Se houver outros turnos, ou se contrata a GL para eles também, ou eles ficarão sem esse benefício.

 

GL Relaxante 

Ao contrário do tipo anterior, esse tipo de GL serve para avisar ao corpo que o ritmo vai diminuir, que o turno de trabalho está terminando. Dessa amaneira, nos últimos 10 a 15 minutos do turno de trabalho, são trabalhadas técnicas de relaxamento e alívio de tensões geradas durante o trabalho.

 

GL Corretiva  

Como o próprio nome já diz a ideia desse tipo de GL é a correção de algum problema já estabelecido, praticamente uma fisioterapia. Por isso esse tipo de GL deve ser realizado por fisioterapeutas, ao contrário dos outros tipos que podem ser conduzidos por profissionais de educação física. A recomendação é realiza-la todos os dias, por dez minutos, após a jornada de trabalho.

 

GL Compensatória

Seu principal objetivo é compensar positivamente os efeitos das sobrecargas impostas ao corpo durante a jornada de trabalho. O intuito aqui é fortalecer os grupos musculares mais utilizados na atividade laboral, para que eles fiquem mais resistentes para enfrentar essa sobrecarga no dia a dia, minimizando o estresse e o risco de lesões. A recomendação é realizar esse tipo de GL de três a quatro horas após o início do expediente de trabalho.

 

Importância da GL para o dinamismo da empresa

Independentemente do horário escolhido para a prática de GL, sabe-se que a pausa é necessária para minimizar as LER – Lesão por Esforço Repetitivo e DORT – Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho, uma vez que otimiza a produtividade e, especialmente, combate os efeitos do sedentarismo.

A escolha do tipo de ginástica laboral dependerá da necessidade que moveu a contratação desse serviço. Na maioria das vezes, as empresas estão preocupadas com a prevenção e nesse sentido, a GL Compensatória é a mais indicada.

Além disso, a dinâmica da empresa é um dos fatores que vai definir o melhor horário para a realização da Ginástica Laboral. Por conta disso há uma necessidade de personalização para cada programa elaborado pelas empresas que oferecem o serviço.

Existem dois grandes problemas em fazer a GL antes ou logo após o expediente de trabalho. Um deles é trabalhista. De qualquer maneira aquele tempo em que o colaborador ficar praticando GL deverá ser contado como hora de trabalho. O outro problema é motivacional. Fazer antes implica ao colaborador chegar mais cedo ao trabalho e, fazer depois, implica ao colaborador sair mais tarde. Ambos impactam de maneira muito forte a adesão ao programa, que cai bastante nesses horários.

 

Melhor horário para praticar

Normalmente, depois de três ou quatro horas do início do primeiro turno, alguns outros turnos também já podem ter começado, o que aumenta o número de colaboradores que podem realizar as atividades de GL, aumentando a adesão ao programa.

A maioria dos estudos indica que o recomendado seria fazer uma pausa de pelo menos cinco minutos a cada hora trabalhada. É bem evidente que na prática é quase impossível fazer a ginástica laboral com toda essa frequência. No entanto, a recomendação mínima é de uma vez por dia, três vezes por semana para que seus efeitos sejam observados pelos praticantes. Sendo assim, vale destacar que, quanto maior a frequência das atividades, maiores serão os benefícios registrados pelos funcionários e pela empresa contratante do serviço de GL.

Vale reforçar aqui que a prática não pode acontecer sem o acompanhamento de uma equipe composta por educadores físicos. Esses precisam ser especialistas em aplicação da GL no âmbito do trabalho.

 

Quanto mais praticantes, melhor

Para estipular um horário ideal para a GL em uma empresa, vários aspectos devem ser levados em consideração. Um deles é a verificação sobre qual o horário em que o maior número de colaboradores poderá ser atendido na empresa.

Assim sendo, imagine que no início do expediente não haverá tantos colaborados presentes na empresa, mas durante o período de trabalho, todos estarão no local. Isso é fundamental para uma maior adesão ao programa da GL.

Outro detalhe importante é observar a dinâmica da empresa, para que a ginástica laboral não interfira no horário de entrada e saída, troca de turnos, horário de almoço etc.

Portanto, a pessoa responsável pelo levantamento de orçamentos de serviços de GL deve ficar atenta quando receber uma proposta fechada, sem ao menos uma visita da empresa que oferece o serviço. Bons programas de GL devem ser, no mínimo, individualizados para cada empresa contratante. Às vezes a personalização vai até para cada setor da empresa, portanto conhecer o cliente é fundamental para a elaboração de um orçamento verdadeiro e sem surpresas.

Conte com a Presente de Saúde para te oferecer o melhor que existe em ginástica laboral de qualidade e promoção de saúde em sai empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *