Sem categoria

Fui convidado para um churrasco, o que eu posso comer?

Fui convidado para um churrasco, o que eu posso comer?

Fui convidado para um churrasco, o que eu posso comer?

Bbq Sauce GIF by Sonny's BBQ - Find & Share on GIPHY

Realizado no almoço da família no domingo ou para a confraternização entre amigos, o churrasco também pode ser saudável. Geralmente são oferecidos diversos tipos de carnes e de aperitivos, uma tentação para quem deseja manter a saúde em dia. Aqui falaremos sobre dicas para não exagerar durante os churrascos.

Tenha controle

Mr Bean Eating GIF - Find & Share on GIPHY

Se você busca manter sua alimentação saudável em um churrasco, a principal dica é evitar ficar beliscando a comida. Geralmente os aperitivos são os alimentos mais gordurosos, como salames, queijos e amendoins. Se quer ficar longe destas tentações não se aproxime da churrasqueira.

Pratos mais saudáveis

É possível montar um prato saudável em um churrasco. Claro que as carnes devem estar presentes, mas também reserve espaço para saladas, vinagrete, arroz e pão de alho. Outra dica interessante é buscar opções integrais sempre que possível. E sempre lembrar da moderação.

Carnes

Churrasco sem carne não existe. Quando for consumir a grande estrela da festa, dê preferências às carnes brancas (frango e carne suína), sirva-se dos pedaços mais magros e, se necessário, retire as partes mais gordurosas. Quando o assunto é linguiça, procure evitar as defumadas ou muito industrializadas, dando preferência para às de produção caseira. É recomendado consumir lombinho de porco, alcatra ou maminha. A carne vermelha é a mais rica em gordura saturada, a gordura ruim.

Já a carne de frango conta com algumas opções calóricas, como coxas e asas. O peito é a opção mais recomendada, por ser mais magro, além de ser gostoso. O coração é outra parte com bastante calorias.
Evite carne torrada ou queimada, não faz bem à saúde! Especialistas no assunto indicam que o consumo de carne torrada ou queimada ao menos duas vezes por semana, pode gerar câncer e também causa envelhecimento precoce ao organismo.

Cuidados com as linguiças

Black Pudding Sausage GIF by isabellaauer - Find & Share on GIPHY

De acordo com levantamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS), alimentos embutidos estão ligados ao aumento de tumores em humanos. Esse assunto, inclusive, foi tema de um texto nosso aqui no blog. As linguiças geralmente possuem muita gordura e sal e, sempre que possível, devem ser substituídas por outros tipos de carnes.

Aperitivos saudáveis

Proponha uma mudança na organização dos aperitivos, substituindo os alimentos tradicionais por opções mais saudáveis como carpaccio de abobrinha ou berinjela, mix de castanhas, queijo fresco ou guacamole com torradinhas, que são boas alternativas. Outra dica é grelhar abobrinha, berinjela, pimentão, tomate e claro, cebola.

Digestão

Geralmente a carne vermelha é um alimento difícil de ser digerido, então deve ser muito bem mastigada. Preferencialmente sem consumir bebidas durante a refeição. A digestão pode ficar mais fácil se você comer frutas durante o churrasco. Um abacaxi vai super bem. Chá de hortelã é outra opção interessante.

Cuidado com a fumaça

How To Barbecue GIF - Find & Share on GIPHY

Os cuidados com o churrasco não devem ser focados apenas na alimentação. A fumaça do carvão pode conter hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, substâncias que também tem potencial carcinogênico. O índice muda conforme a madeira que foi utilizada para produzir o produto. Portanto, o churrasqueiro deve manter a carne longe da brasa e virar constantemente.

Agora, bom churrasco!!!

Conte com a Presente de Saúde para montar o melhor programa de GL que sua empresa pode ter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *