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Como deixar de ser sedentário: qual é o melhor exercício para começar?

Como deixar de ser sedentário

Como deixar de ser sedentário: qual é o melhor exercício para começar?

Deixar o sedentarismo de lado não é uma missão tão fácil para ser cumprida, no entanto, existem algumas estratégias que podem ajudar a vencer esse monstro. O sedentarismo é responsável por diversas complicações no que diz respeito à saúde humana, tal como dores nas articulações e acúmulo de gordura abdominal.
Com o intuito de ajuda-lo a deixar de ser sedentário, listamos abaixo as principais dicas e as melhores maneiras para começar a se exercitar. Continue lendo este artigo e dê início a uma nova vida!

Sinais do sedentarismo:

Pessoas sedentárias têm até 60% mais chances de morrer prematuramente, de acordo com a revista científica Lancet.

Confira algumas características que indicam alto nível de sedentarismo:

Ficar mais de 8h sentada;
Não praticar atividade física;
Dores nas articulações;
Desmotivação;
Sensação de cansaço excessivo;
Acúmulo de gordura.

 

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Se você apresenta alguns desses sinais, é provável que esteja sedentário. Em geral, pessoas sedentárias não sentem vontade de sair de casa ou até mesmo da própria cama. Abaixo, confira um dos melhores exercícios para começar uma vida mais saudável e deixar o sedentarismo para trás.

Como enfrentar o sedentarismo

Primeiramente, o que você precisa ter em mente ao começar uma rotina de exercícios, principalmente se for uma pessoa sedentária, é que o processo deve ser feito por etapas. Assim sendo, não adianta querer começar correndo 40 km em um dia, pois é provável que você não vá conseguir e voltará para a vida sedentária de sempre.
Portanto, o melhor a fazer é realizar essa missão passo a passo. Em tese, não existe o melhor exercício do mundo para pessoas sedentárias, porém, uma boa dica é começar pela caminhada, pois ela é, de fato, familiar para todo mundo, uma vez que é a mais básica atividade da vida diária.
A caminhada pode ser um ótimo exercício aeróbico, ja que estimula o sistema cardiovascular, o sistema esquelético e faz todo seu corpo se mexer, melhorando assim a condição física e aumentando a resistência do corporal.

Uma dica para vencer a preguiça é começar com 15 minutos de caminhada por dia, num ritmo que vc perceba que sua respiração ficou um pouquinho mais acelerada. Não pode ser "um passeio no shopping", ok? Na próxima semana, aumente para 25 minutos e assim sucessivamente. Depois, quando se sentir seguro, pode tentar alternar entre períodos de corrida curta e caminhada rápida. Quando perceber, estará com muito mais disposição e começará a colher os bons frutos da prática constante de exercicio físico, deixando o sedentarismo para trás.

Como vencer o sedentarismo

De acordo com uma pesquisa realizada na Austrália em 2012, ficou comprovado que o sedentarismo é responsável pelo surgimento de dezenas de doenças. O estudo foi feito com mais de 200 mil pessoas com idade acima de 40 anos.

Por conta disso, separamos algumas dicas valiosas que vão te ajudar a vencer o sedentarismo de uma vez por todas. Confira:

Crie uma rotina
Estabeleça uma meta
Coloque isso na sua rotina como algo vital.
Prepare a mochila, alimente-se e coloque o celular para despertar.
Você precisa entender que o exercício físico faz parte da sua vida, ele é, agora, a sua rotina.
Encare o exercício como algo bom.

Não encare o exercício como uma obrigação e sim como um carinho para com você. Para tanto, o recomendado é encontrar uma modalidade que você goste e tenha afinidade. Algumas pessoas preferem  correr, outras, pedalar. Encontre a sua vibe e comece uma revolução de corpo e mente na sua vida.

 

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Lembre-se de procurar acompanhamento profissional.

Se você quer deixar de ser sedentário o ideal é consultar um profissional de educação física. Portanto, procure alguém de sua confiança e explique a sua situação, seus objetivos e gostos. Com certeza ele vai saber como te ajudar.

Conte com a Presente de Saúde para auxiliar a sua empresa a ter um ambiente de trabalho mais saudável e feliz.t

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