Sem categoria

A Ginástica Laboral aumenta a motivação no trabalho

A Ginástica Laboral aumenta a motivação no trabalho

A Ginástica Laboral aumenta a motivação no trabalho

A ginástica laboral reúne um conjunto de exercícios que devem ser aplicados ou executados durante as horas de serviço.  O objetivo é minimizar os efeitos ruins que a jornada de trabalho pode provocar. Segundo vários estudos, são diversos os efeitos da prática de ginástica laboral. Saiba mais aqui quais são os reais efeitos dessa prática.

O que é ginástica laboral?

A ginástica laboral, ou ginástica da pausa, como foi inicialmente chamada, surgiu em uma fábrica na Polônia, em meados da década de 20, onde trabalhadores se exercitavam durante pausas em suas atividades laborais. Depois começou a ganhar espaço em outros países, como Holanda e Rússia. Desenvolveu-se muito, principalmente após a segunda guerra mundial, no Japão.

A princípio, a ideia era fazer uma ruptura na tensão que existia no ambiente de trabalho. Posteriormente, adicionaram-se os benefícios do exercício para a saúde, uma vez que a ideia de qualidade de vida também foi abraçada pelo ambiente corporativo. Daí surgiu a relação entre a ginástica laboral e melhora da condição de vida do trabalhador, aliviando o estresse e trazendo benefícios físicos à sua saúde.

Muitos estudos surgiram, uma boa parte deles com metodologias contestáveis.  Mas o que é fato é que, se bem aplicada, a ginástica laboral é positiva para vários aspectos do ambiente de trabalho, independentemente do ramo e do tamanho da empresa que a adota.

Exercício físico na empresa

Qualquer empresa, independentemente do ramo e do tamanho, pode adotar a ginástica laboral para seus empregados. Ela recebe esse nome porque consiste em uma técnica de exercícios físicos adaptados para o ambiente de trabalho e para quem está naquele ambiente de trabalho. Ela traz benefícios para ambas as partes envolvidas, um deles é a valorização do empregado pelo empregador o que fideliza o empregado e pode diminuir a rotatividade do quadro funcional, gerando diminuição de custos.

Equivocadamente algumas pessoas e profissionais acham que a ginástica laboral é composta apenas por exercícios de alongamento ou relaxamento da musculatura. Outras pessoas confundem-na com recreação. Ela não é nada disso. Seu objetivo é minimizar as sobrecargas físicas e psicológicas provocadas pela atividade laboral.

Por isso ela é personalizada para cada setor de uma empresa. Uma sessão de ginástica laboral para o setor administrativo de uma empresa farmacêutica deve ser bem diferente daquela aplicada para o pessoal que trabalha nos laboratórios envasando determinado medicamento, por exemplo.

Normalmente quem contrata uma empresa prestadora de ginástica laboral quer oferecer mais qualidade de vida a seus colaboradores. É importante acreditar que a pausa utilizada pela ginástica laboral resultará em benefícios para os funcionários, como por exemplo, a redução de afastamentos do trabalho por motivos de saúde. Logo, para a própria empresa isso também é um benefício que pode impactar custos e produtividade. Portanto a contratação de um bom programa de ginástica laboral é um investimento.

Ginástica laboral e bem-estar

Uma das principais metas da ginástica laboral é promover bem estar: físico e psicológico. Para isso, as sessões, por mais breves que possam ser devem ser bem planejadas, dinâmicas e motivantes. Veja bem, dessa forma, a ginástica laboral pode ser efetiva e divertida. Se as sessões conseguirem trazer bem estar imediato ao colaborador ele vai aderir, colhendo os benefícios da prática continuada de exercícios no ambiente de trabalho.

É importante salientar que a grande parte dos efeitos atribuídos à ginástica laboral está relacionada aos benefícios fisiológicos proporcionados pelos exercícios físicos. Um dos principais benefícios para a empresa é a melhora do clima de trabalho. Para o funcionário, a conscientização de que hábitos saudáveis realmente trazem benefícios. Ele sentirá isso de verdade! E aumentará sua chance de deixar o sedentarismo, grande causador de diversas doenças atuais.

Benefícios reais para a empresa

A literatura especializada cita vários benefícios. Dentre eles, o aumento da produtividade, a diminuição do absenteísmo, a diminuição de afastamentos por LER e DORT, a diminuição de acidentes de trabalho. Porém, a metodologia de muitos desses estudos pode ser questionada. No entanto, nós da Presente de Saúde sabemos que essas variáveis são multifatoriais. Não existem relatos na literatura atribuindo aumento da produtividade diretamente à prática de Ginástica Laboral.

Porém, sabemos que um funcionário mais valorizado, menos estressado e mais ativo é mais saudável e motivado. Isso pode impactar a produtividade e os outros fatores. Um dos efeitos mais relatados por nossos clientes é a melhora no clima do ambiente de trabalho.

Se o ambiente de trabalho é mais sadio, o trabalho flui de uma maneira melhor e todos saem ganhando.

Existem alguns bons trabalhos, como dissertações de mestrado, inclusive, que relatam os benefícios da ginástica laboral na diminuição e na prevenção de lesões por esforços repetitivos (LER) e de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). Porem, ela não deve ser  a única medida preventiva. Segundo esse estudo é fundamental que o empregador considere o trabalhar e quem trabalha.

Dessa maneira, a ginástica laboral pode ser uma grande auxiliar na prevenção e tratamento dessas doenças ocupacionais. E isso é bom para o funcionário, que não sofrerá as consequências dolorosas dessas doenças ocupacionais. Da mesma forma, é bom para o empregador, que poderá diminuir seus custos e ter benefícios na produtividade.

Atualmente, é cada vez maior o número de empresas que assumem a responsabilidade social de investirem em seus funcionários. A qualidade de vida dos empregados irá refletir claramente no desempenho da companhia em todos os aspectos. Porque você acha que empresas como Google, Apple, Nike são tão produtivas e seus funcionários tão fiéis?

Sabemos que a ginástica laboral não salva uma empresa, sua implantação não garante excelente produtividade nem taxas baixíssimas de absenteísmo. Mas ela é comprovadamente uma excelente estratégia de investimento que, juntamente com uma boa gestão podem levar o sucesso para uma empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte.

Conte com a Presente de Saúde para levar para sua empresa o que a ginástica laboral tem de melhor para oferecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *